domingo, 18 de outubro de 2009

Fazer Flex?!

Um dos motivos pelos quais eu parei de acompanhar revistas de motociclismo é por ter sido um leitor crente das matérias e que pensava estar sempre sabendo das coisas em primeira-mão. Ledo engano. A maior parte das matérias de revistas grandes, como a Duas Rodas, não passa de um aperfeiçoamento dos boatos e fotos vazadas ha muito na internet.
O último caso foi há algumas semanas, quando vazaram algumas fotos de uma suposta nova Fazer 250, da Yamaha. Foi bomba em tópicos da maioria dos forums da internet, principalmente no FOL.

Seguem as fotos vazadas:












































Eu acompnhei todas as páginas referentes ao vazamento dessas imagens em alguns forums e o interessante de participar deles é que você realmente está de frente com a novidade. Mesmo que a imagem tenha sido vazada num forum antes do outro, pude acompanhar a reação pessoal dos usuários e a cada detalhe que se ataram, como as escritas em kanji na balança da moto ou então a logomarca no fundo de uma foto que representa uma fornecedora de peças para a Yamaha Brasil, deduzindo-se que aquela foto ao menos foi tirada no Brasil. Muitas observações tornam o conteúdo dos forums mais denso que o conteúdo comercial das revistas. O trabalho é apenas filtrar a porcariada que dizem, mas vale a pena.

Esse post não pode ser mais um a tratar desse vazamento, mesmo porque tudo que era pra ter sido comentado já foi sugado até a última gota e basta dar uma procurada no Google para saber o quanto já aumentaram os boatos.
O meu intuito, como já deixei claro no começo, é falar sobre a estratégia de manipulação das revistas de motociclismo. É bem simples. A estratégia é vender. Vender novidades mesmo que sejam mentiras.
A última revista Duas Rodas ilustrou sua capa com a V-Max 2010, uma das motocicletas mais bonitas que já vi em toda minha vida, contudo, no rodapé, uma nota chamou muito mais a atenção de alguns do que a beleza da nova monstra da Yamaha.



SEGREDO! NOVA FAZER 250cc:
ELA CHEGA FLEX, COM DISCO TRASEIRO E PAINEL DIGITAL PELO MESMO PREÇO.

Só esse trecho já fez com que centenas de pessoas comprassem a revista. É obrigação de uma revista mostrar toda e qualquer novidade mas desde que deixem claro o que é boato, o que é verdade e o que é uma possibilidade. A verdade é que as fotos vazaram na internet e não se trata de uma montagem, já o destino aguarda.
Não há nenhuma evidência de que a Fazer virá flex e com o mesmo preço. O design, o disco e o painel são fotos que existem mas podem bem ser protótipos e a revista deveria deixar isso bem claro, mas talvez não vendam boatos tão bem quanto vendem falsas verdades.

Ao ler a matéria, tudo é falso. O escritor faz o leitor acreditar que aquela é uma notícia verídica e que a foto em questão é o que a Yamaha irá mostrar ano que vem. Não passa de uma montagem fuleira. Pegaram os desenhos das peças vazadas e colocaram num molde de Fazer 2009, sem alterar mais nada. Não é estranho que as fotos que vazaram são as únicas novidades da nova Fazer?! Não mexeram na tão reclamada tampa do tanque, nos piscas e tampouco no banco (uma parte da moto que a Yamaha adora mudar). Só tiveram o trabalho de adaptar o ângulo da foto das peças numa perspectiva de perfil da moto, coisa que qualquer jogador de CS sabe fazer num dia dedicado ao Photoshop.

"DUAS RODAS pesquisou, adicionou fontes e agora revela a primeira projeção da nova Fazer 250". Pesquisou o cacete! Fuçou em foruns e fez uma montagem medíocre para ilustrar uma matéria cretina. A matéria é tão imbecil que só trata de encher linguiça descrevendo detalhadamente a montagem porca juntamente com as fotos vazadas. Tudo não passa de probabilidades e boatos maquiados como verdade.

Meu conselho é: deixe de comprar revistas de motociclismo e economize dinheiro procurando gratuitamente por novidades na internet.

Para quem tiver interesse, deixo aqui os scans kibados do FOL, com créditos aos usuário FaustoFelix. Clique para ampliá-las.



Nenhum comentário:

Postar um comentário